terça-feira, 20 de novembro de 2018

Escovação de Dentes com o Maternal III

Saúde bucal na primeira infância garante dentes saudáveis no futuro
Objetivo: Avaliar e desenvolver as percepções e os conhecimentos de alunos, pais ou responsáveis sobre os cuidados com a saúde bucal na primeira infância.







A importância na preservação do meio ambiente

A turminha do Maternal Infantil II fez um passeio pelo colégio para observar nossas árvores. Aprenderam um pouco sobre a preservação, como não arrancar as folhas e flores, sobre o ar puro e as sombras que elas dão.





Alunos apresentam trabalhos sobre DNA

Alunos do 1º Ano do Ensino Médio apresentando trabalhos sobre DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células de todos os seres vivos e que carrega toda a informação genética de um organismo. É formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos.





Concerto da Orquestra Ribeiro Bastos no CNSD

Dentro das comemorações dos 120 anos do Colégio Nossa Senhora das Dores, o mês de setembro também contou com a apresentação da bi-centenária Orquestra Ribeiro Bastos no Teatro do Colégio.






Missa para os ex-alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores

No mês de Setembro a direção do Colégio celebrou uma missa em homenagem aos nossos ex-alunos. A missa teve como celebrante nosso estimado bispo Dom Valdemar. Em seguida foi oferecido um coffee break para os presentes.




Setembro Amarelo

Setembro é um mês muito especial. Mês em que celebramos a vida. O Colégio Nossa Senhora das Dores teve o prazer de receber a psicóloga Marina Simões para uma esclarecedora palestra sobre a campanha “Setembro Amarelo”.


O Gigante Azul, na semana de seu aniversário, sensibilizou a todos através dessa belíssima palestra, que teve como título “Acreditando na vida”. Nossos alunos ficaram encantados com as doces e animadoras palavras. A psicóloga nos fez ver que precisamos ter um olhar diferenciado para pessoas com mudanças de comportamento muito brusco. Durante a palestra foram abordadas possíveis causas do suicídio, falou-se sobre o que podemos fazer para ajudar quem passa por esse momento doloroso. Agradecemos à Marina, por seu desprendimento e por nos ajudar a preparar nossos educandos para uma vida mais feliz e plena!



Visita ao Planetário da UFSJ

Alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores em visita ao Planetário da UFSJ






Contação de História sobre folclore na Biblioteca Pública

Alunos do Colégio Nossa Senhora das Dores fizeram uma visita a Biblioteca Municipal João Baptista Caetano D'Almeida.

Primeira biblioteca pública a ser inaugurada na Província de Minas Gerais foi a que originou a instituição que atualmente conhecemos como Biblioteca Pública Municipal Baptista Caetano d'Almeida, que recebeu este nome em homenagem a seu fundador e principal incentivador. Baptista Caetano d'Almeida. 

Empenhado no propósito de fundar em São João del Rei uma biblioteca pública para dar início ao seu projeto de promover a ilustração da vila, Baptista fez encaminhar em 24 de julho de 1824, uma petição à Corte, solicitando autorização para criar uma Livraria Pública. Ela seria iniciada com uma coleção de livros de sua propriedade, sendo esse acervo original constituído, dentre outros títulos, pelas obras completas de Condillac, Mably, Raynal, Diderot, Buffon, Voltaire e pela Enciclopédia Methódica.



Visita ao Museu da FEB em São João del-Rei

No mês de setembro alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental do Colégio Nossa Senhora das Dores fizeram uma visita ao Museu da FEB - Força Expedicionária Brasileira, que fica no Centro Histórico de São João del-Rei. 


O Museu da FEB é uma mostra da participação do 11º Regimento de Infantaria de São João Del Rei na Segunda Guerra Mundial. Documentos, indumentárias e armas, usadas pelos soldados nos campos de batalha, registram a atuação do regimento em Montese, na Itália, entre 1944 e 1945. Funciona no prédio do Centro Cultural do 11º Bimth, onde funcionou no início do séc. XX, o Hotel Oeste de Minas, da antiga EFOM – Empresa Férrea Oeste de Minas. Seu acervo conta a participação do antigo 11º RI, durante a II Guerra Mundial.







Aprender a "Ser" através da meditação

Um dos quatro Pilares da Educação no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors é APRENDER A SER..


Assim precisamos nos atentar ao VERDADEIRO significado do SER. Precisamos ensinar as nossas crianças e adolescentes a SER, a sentir, a se perceber, se conectar consigo mesmo, se relacionar melhor com o próximo. Isto sem dúvida, trará muitos benefícios para o seu desenvolvimento e para o desenvolvimento da nossa sociedade.


Dessa forma, nossos alunos do Sexto e Sétimo anos praticam com a professora Eunice a meditação. Muitos benefícios são adquiridos através do desenvolvimento do hábito da meditação: maior capacidade de atenção, concentração e foco, redução de ansiedade, consciência corporal, consciência sobre seus sentimentos, pensamentos e sensações. Melhora no comportamento de hiperatividade, agressividade e socialização. Trabalha a consciência amorosa, propiciando mais compaixão e aceitação por si e pelo próximo.




Visita ao Museu da Loucura

Na primeira semana de setembro alunos do 2º Ano do Ensino Médio fizeram uma visita ao Museu da Loucura em Barbacena.
O Museu da Loucura foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac). Faz parte do projeto “Memória Viva” e resgata a história da cidade, mantendo em seus locais originais o Núcleo Histórico. Está instalado no torreão do hospital construído em 1922.


É uma importante construção arquitetônica considerada símbolo do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), fato que motivou a escolha do local para abrigar o museu. Tem como objetivo principal resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena. Oferece um espaço para discussão e reflexão acerca das atuais diretrizes no campo da saúde mental. O acervo do museu é composto por textos, fotografias, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental.


O Museu da Loucura serve de elo entre a instituição e a sociedade, e tem a expectativa de proporcionar a quebra do estigma contra o portador de sofrimento mental, despertando reflexões sobre as fronteiras entre a loucura e a razão.


Conheça um pouco da História do Museu da Loucura de Barbacena




CARREATA COM MARIA

Comemorando os 120 anos de fundação do Colégio Nossa Senhora das Dores, a direção do Colégio promoveu a "carreata com Maria", sábado, dia 01 de setembro, saindo do Colégio às 15 horas. Carros enfeitados com balões azuis e brancos participaram conosco deste momento de fé!